12 de fev. de 2016

Dicas de uma dona de casa mal sucedida.

Eu já  contei aqui que não sou boa dona de casa. O post chama "louca do paninho" mas não vou conseguir linkar.

Lá resume um pouco como eu não dou conta do trabalho de casa. Mas tenho dois filhos,  ajudas eventuais (da minha mãe ou de alguém que vem fazer uma faxina esporadicamente). Como é que faz?

Então,  resolvi compartilhar aqui como estou me organizando.  Nem acredito que vou escrever esse post, pois não tenho moral pra ajudar ninguém nesse sentido hahaha

Teve alguns dias que fui dormir muito frustrada por não conseguir dar conta do recado. Afinal Giuseppe mama de hora em hora,  quase não dorme e ama colo, além de Gianlucca que precisa de mãe também.

Aí eu percebi que minha frustração era devido ao fato que eu queria fazer tudo em um único dia, claro que não rolava mesmo!

Sendo assim me organizei da seguinte maneira:

- procuro arrumar a cama assim que levantamos. Se não é feito nesse momento a próxima tentativa acontece só no outro dia pela manhã.

- a louça procuro lavar logo que uso, estou fazendo comida e lavando o que estou usando. A louça do jantar sempre fica para o dia seguinte, durante a pequena soneca da manhã e enquanto bambino vê desenho. A noite nunca consigo lavar,  Giuseppe demanda demais a partir das 19th (vai anoitecendo ele vai entrando no modo noite, ou seja, peito, peito,  peito e cama).

- segunda é o dia oficial de lavar o chão da cozinha de dar aquela geral na geladeira e armários.  Não faço na da além disso na segunda.

- roupa eu lavo as quintas.  Se secar, já tento dobrar e guardar.  Não passo roupa.  Até tentava antes, e chegamos ao ponto de te r mais roupa na pilha pra passar do que no guarda roupa. Agora passo quando vamos usar e olha lá!  Muitas delas só visto,  inclusive os meninos.

- caso não consiga guardar a roupa na quinta, faço na sexta.

- banheiro é lavado e faxinado mesmo na sexta. Outros dias recolho o lixo e dou um pequeno "pega" dia sim, dia não.

- casa eu tento varrer todos os dias.  Pano eu passo duas vezes na semana, quarta e s sábado. A hora que Giuseppe começar a ficar no chão vai ter que voltar a ser diariamente.

- comida eu faço jantar pra que dê para o almoço do outro dia. Assim é só esquentar.  Não rola comida fresca no almoço da semana, ou Gianlucca perde a escola (ele vai após o almoço). Soneca do Giuseppe è muito curta (de 15 a 20 minutos).

- quintal vê água só quando minha mãe se compadece dele.

Aí você me pergunta,  kede marido pra ajudar? Está viajando e sem ele me viro assim.

Claro que tem dia que não faço nada, como hoje que estou aqui escrevendo enquanto meninos dormem, e a louça está lá na pia esperando amanhecer, a roupa de ontem que foi parcialmente guardada e a outra parte está esperando no sofá ou mesmo o banheiro que verá água somente amanhã.

E eu vou é dormir tranquila,  pois não sou bem sucedida mesmo

14 comentários:

  1. Descobri que a rotina doméstica é feita de pequenas vitorias. De vez em qdo eu encho a boca pra dizer: lavei o banheiro hj. E fico muito feliz com isso. Minha casa é muito grande. Antigamente me matava lavando janela, hj em dia só çimpo por dentro e qdo a faxineira vem, ela completa. O chão limpo qdo eu quero, apostei em um piso muito bom na obra que fiz, esconde bem a sujeira, todo mundo anda de chinelo. Qdo está favorável, eu passo pano. Aqui só o almoço é fresco. Depois das 18h fico num mau humor horrível para cozinhar, então crieium lema: para jantar, vai ter que se levantar. E com isso, marido tem q ajudar na janta, senão fica sem comer. Roupa lavo sempre q temsol, religiosamente. Pq aqui, qdo chove é coisa pra mais de 15 dias sem sol, e a roupa não seca. Tb não passo roupa, depois q vi que meu marido usa umas 4 por dia como se fossem descartáveis. Rsrs louça tb lavo sempre, mas comprei uma máquina para as épocas de visita. E assim vamos levando. A rotina de uma casa é muito chata, se fico muito focada na limpeza, não tenho ânimo nem criatividade pra fazer comida, que é o q importa. Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mamuska

      É bem assim mesmo, um vitoria por dia hahah
      O piso da casa ajuda a disfarçar, mas o da cozinha é branco! Aí já viu.
      Eu também fico sem ânimo se pego só pra fazer isso. Não consigo hahaha

      Bjs

      Excluir
  2. kkkk amei Maira, eu andava tão chateada com isso, por não conseguir fazer nada direito, agora faço quando dá e com retorno ao trabalho ai piorou kkkkk
    Andei pesquisando sobre rotinas de limpeza, e é isso mesmo cada dia uma coisa!

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabi

      Ah, eu não perco mais a minha paz não. Eu desejo uma casa super arrumadinha, mas deixa meus meninos crescerem primeiro :-))
      Quando voltar ao trabalho não sei o que será de mim.

      Bjs

      Excluir
  3. Imagino a loucura que é...
    Eu me desorganizei toda com a mudança...antes tinha minha rotina cronometrada(exagero) ,mas agora nao tenho tempo pra nada,parece que ja acordo atrasada mesmo levantando mais cedo kkkk
    Hj eu consegui voltar um pouco a minha rotina de antes,foi uma vitoria limpar o banheiro e a sala antes de vir trabalhar...
    Mas vc esta certa,faça o que pode e o que der...nao adianta se estressar por causa da casa ne
    bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nise eu te admiro!
      Vejo as suas postagens no instagran e tenho certeza que nunca vou conseguir hahahha

      Quando estou trabalhando a prioridade é comida e louça! O resto espera o final de semana chegar hahhaha.

      Bjs

      Excluir
  4. Eu ia escrever no blog sobre isso, mas são tantas coisas para escrever que acaba sempre ficando pra depois.
    Quando eu estava grávida do Daniel, eu me coloquei em rotina. Aqui em casa eu me obrigo a sempre deixar a mesa de jantar sem bagunça em cima, a pia eu sempre deixo sem louças, mas hj é quase impossível, e as camas eu arrumo todos os dias assim que sobra um tempinho. Passo pano na casa somente uma vez na semana, os outros dias eu passo somente a vassoura. Mas eu também faço um pouco a cada dia, mas tem dias que eu juro pra você que eu penso aonde fui amarrar meu jegue pq não dá tempo de fazer nada. E almoço eu preparo todos os dias, tem dias que tenho vontade de comer pão, miojo, bolachas mesmos cozinhar, mas marido vem almoçar todos os dias em casa e sou "obrigada".
    Fazer tudo isso com uma criança não é fácil mesmo. Principalmente quando são duas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gi tem dia que aqui não rola nada!! Quando preciso sair de casa então.... É uma loucura!!
      Tem hora que dá desanimo de comida também, parece que falta até criatividade hahahh
      Não é fácil!! Pedro vai pra escola?
      Gianlucca vai, o que ajuda um pouco no quesito tempo, em contra partida até arrumar, dar comida e levar na escola é uma loucura hahaha

      Bjs

      Excluir
    2. Escrevi o primeiro comentário do celular e uma parte ficou sem nexo. Mas acho que você entendeu.
      O Pedro vai pra creche, hoje foi o primeiro dia que mandei ele e (infelizmente) ainda estamos na semana de adaptação (todo ano tem), mas a partir da semana que vem ele ficará até as 4 da tarde. Prefiro porque lá ele tem um tempo de qualidade que, por agora,eu não consigo dar a ele. E ele adora porque lá tem parquinho, ele pode brincar (uma vez por semana) no banco de areia e sem contar que ele aprende.
      Aqui eu não me preocupo com comida nem lanche pra ele porque a creche oferece tudo.
      Ah! E sobre o seu comentário sobre o dia 11. Esse número me persegue, pois nasci no mês 11, minha data de nascimento somada dá 11 e os meus dois filhos nasceram num dia 11 de parto normal e nenhum parto foi induzido. Eles nasceram nessa data porque eles que escolheram.
      Muita coincidência não é?
      Beijos nos meninos! E oremos pros dias que não dá pra fazer nada!

      Excluir
    3. Gi entendi tudinho :-))
      Aqui também não preciso me preocupar com lanche, até ano passado ele tinha que levar.
      Sou de novembro também. Giuseppe nasceu 4 dias antes do meu aniversario.

      Bjs nas crianças

      Excluir
  5. hahaha Maira que loucura! Fiquei cansada só de ler! Eu estou aprendendo ainda como se faz, mas confesso que não sou das melhores... Com duas crianças pequenas então, deve ser um malabarismo =D
    bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahah e como cansa!! Tem dia que não rola nada, só faço amamentar, trocar fralda e brincar hehehe

      Bjs

      Excluir
  6. Amor,

    Você é melhor do que imagina, sendo dona de casa, mãe, esposa, etc, etc...
    A questão é, tem que acreditar quanto é boa pois fazer o seu melhor, você já faz!!

    Bjus!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Love u amore 💜💜
      Procuro fazer o melhor para os nossos bambini.

      Excluir

Eu amo seu comentário, e amo responder seu comentário também!!
Por isso optei em moderar, apenas para não deixar nenhum sem resposta.