26 de out. de 2015

Sobre Períneo e a minha preparação

Esse é o meu post número 100. Nunca imaginei que teria tanto para escrever e nem que o post 100 seria sobre integridade física da periquita hahahahah

Bom, vamos lá.

Períneo é a região que compreende a vagina e o ânus e ele é um conjunto de músculos. Por se tratar de músculo ele precisa ser trabalho como qualquer outro, mas bem na verdade ele passou a existir pra mim depois que entrei em contato com o mundo do parto normal.

Eu entrei nessa gestação disposta a manter a integridade do meu períneo. Porque o que mais me assusta não é o parto ter muitas horas ou depois de tentar muito terminar em uma cesárea. O que sempre me assustou foi passar por uma episiotomia. Tanto que a troca de médico ocorreu exatamente nesse ponto.

E porque temo tanto uma episio? Por que não é natural. É um procedimento que OMS recomenda em somente em 10% dos casos, mas aqui no Brasil é feito como padrão, ou seja, precisando ou não você terá. E eu não quero nada além daquilo que eu preciso mesmo.

É fácil encontrar casos que se assemelham a mutilação. Isso porque muitas vezes a episio não fica nunca mais como antes. Existem mulheres que sentem dor ao ter relação sexual pra sempre. Ou seja, não é um simples cortinho, é algo que pode impactar a vida pra sempre.

Aqui tem uma imagem de episio pra entender um pouco. Com isso a vagina deixa de ser anatômica:

http://adeledoula.blogspot.com.br/2013/06/tabus-do-parto-os-maiores-medos-que-as.html

A preparação do períneo se dá pelo exercício de estiramento da musculatura e também uso do aparelho EPI-NO.

Aqui em casa estamos com a massagem desde semana 35, e quem faz é marido. Não consigo fazer sozinha. Segue um link com a explicação:

https://corpuscare.wordpress.com/2011/11/24/massagem-perineal/

Marido diz que nunca conheceu anatomicamente uma vagina como agora :-)) Tá todo mundo aprendendo e se tornando cúmplices de um parto. E não dá pra ter vergonha do marido né não?

Também estamos usando EPI-NO desde dia 15/10 e como foi difícil achar. Pra comprar é muito caro, então tive que bater perna na internet pra achar. Acabei achando em São Paulo e alugamos por R$ 170,00 já com 30 preservativos sem lubrificantes por um período de 30 dias. Precisa usar com preservativo por questões de higiene mesmo, e precisa comprar um lubrificante a base de água pra colocar por fora e ajudar no momento.

*imagem da internet


Eu não passei com a fisioterapeuta pra me instruir, fui na boa e salvadora internet, mas sofri até me ajustar. Isso porque a grana está curta, mas eu realmente recomendo uma avaliação e instrução com uma fisioterapeuta, até pra ver como é o seu períneo.

A ideia do aparelho é simular o diametro de uma cabeça de bebê e o período do expulsivo. Mas isso gradativamente, para preparar a musculatura e evitar a episio e a laceração.

*imagem da internet


E como estamos por aqui?

Na massagem sinto o estiramento da musculatura e é tranquilo suportar.

Já no EPI-NO sofremos no começo. Eu deitava na cama e em posição ginecológica inseria o balão e segurava. Marido ia devagar inflando. Era uma dor terrível, mas não como estiramento, eu sentia uma dor na parte de cima da vagina e não consegui segurar o balão nem por 30 segundos dentro de mim. Além disso conseguia chegar em 10/12 cm no máximo.

Falei então com a Marina que me recomendou a consulta com a fisioterapeuta e que o que importa mesmo é a consciência corporal, muito mais que os centímetros.

Mudei a posição, agora faço de cócoras na cama e estamos indo muito melhor. Aquela dor louca já não sinto mais, mas sinto uma pressão gigante no ânus, até porque tenho hemorroida adquirida nessa gestação.  Não sei se chegaremos em 35 cm como é minha meta, mas OK, vamos caminhando de pouco.

Novo médico avaliou meu períneo (olha a diferença minha gente!) e disse aquilo que eu já estava meio que percebendo, meu períneo é curto e está muito mais curto devido a hemorroida. Indicou um parto com anestesia, pois com isso eu relaxo devido a bendita que me acometeu. Sério gente, é uma dor que nunca tinha sentido na vida. Chego a acordar com dor.

Por mim tudo bem, nunca deixei de lado a possibilidade de anestesia e até falei para marido que iria querer, e ele na hora me disse: não vai ser totalmente natural! Não mesmo, mas mais do que 100% natural o que quero mesmo é 100% respeitoso.

Espero que tenha ajudado com as informações, mas na internet tem muita informação de excelente qualidade. Eu recomendo a busca!

Beijos.







10 comentários:

  1. Uau..que post mais informativo..nao sabia de nada disso
    No nascimento do meu filho foi feita a episio...incomodou bastante depois..mas graças a Deus nao fiquei com "sequelas" depois.
    Que dê tudo certo pra vc neste treinamento....e que vc alcance o objetivo
    bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nise

      Minha mãe passou por isso também, e todas as minhas tias.
      Que bom que se recuperou bem! Tenho uma conhecida que tem problemas até hoje, infelizmente.

      Espero que dê tudo certo :-))
      Bjs

      Excluir
  2. Caramba !! Quanta informação nova !!! Não sabia de nada disso, foi muito bom o seu post, meu maior medo é a episio, vou tentar de tudo para não passar por isso. Beijos

    www.decidisermamae.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mika

      Que bom que ajudou!!
      A massagem de estiramento ajuda muito! Tem muitas mulheres que só fazem a massagem. Tenta sim, vai ajudar!!

      Bjs

      Excluir
  3. Menina...
    Tu sabe que eu sempre tive medo do parto normal justamente por isso?? Como diz a minha mãe: - Ligar o sul com o norte não é legal!!!
    Sei que em alguns casos o procedimento se faz necessário!! Mas em outros, é completamente desnecessário, e acaba que o médico nos falta com respeito!!!

    Continua com o teu treinamento, vai dar tudo certo!!! E fico feliz que tu tenha achado um médico que vá respeitar a tua hora!!! Falta tão pouquinho!!!!

    Beijuxx

    http://umatentantefuturamamae.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amei "ligar o sul com o norte não é legal" hahahaha. É isso mesmo!!
      O problema mesmo é fazer sem precisar, é a pior parte pra mim.
      Com o medico que estou hoje tenho certeza que ele só fará se realmente precisar, mas ele já sabe que eu prefiro lacerar do que ter uma episio. Vamos ver como será!

      Bjs

      Excluir
  4. Tentei explicar o uso do epino pro meumarido e ele começou a ter ânsia de vômito. É mole? Pediu para eu parar, disse q nao estava aguentando e que não queria nem saber como terminava. Ai, ai. Vou ficar meio sozinha nessa preparação...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mamuska
      Ai esses maridos hhahah.
      Mas estou fazendo sozinha sentada no vaso sanitário, e tem sido uma maravilha Já evoluí muito assim.
      Optamos por fazer assim, pois tinha que esperar Gianlucca dormir pra ele me ajudar, aí acabei perdendo alguns dias que não conseguia fazer. Agora ele fica com bambino e eu vou para banheiro fazer.

      Excluir
  5. Post 100 da periquita foi boa hahaha...
    Eu já tinha lido sobre o epino, nossa deve dor muito mesmo... mas dará tudo certo, torcendo pelo seu tão sonhado PN...

    Bjos!!!
    Ly

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda bem que são mulheres que lêem os posts hahaja

      Bjs

      Excluir

Eu amo seu comentário, e amo responder seu comentário também!!
Por isso optei em moderar, apenas para não deixar nenhum sem resposta.