23 de jun. de 2014

Técnicas Avançadas de Negociações

Uma das minhas matérias na pós foi de técnicas de negociações. Técnicas essas desenvolvidas em Harvard.
Eu toda feliz, não via a hora de colocar em prática o aprendizado. Só não sabia que muito mais do que no trabalho, eu usaria na maternidade.

Aliás aqui em casa essas técnicas são avançadas. O básico não resolve não.

Eu (enquanto criança, que fique claro!) nunca fui muito fácil. Tinha minhas opiniões, era uma criança chata. Mas se me deixasse quieta, me levava longe.

Bambino me saiu melhor do que encomenda. Algumas vezes dá vontade de sentar e chorar, pois tudo aqui em casa vira motivo de "discussão".

Não quer tomar banho, lá vai diálogo. Eu aceita e entra, aí não quer sair. Lá vai mais 30 minutos pra sair.

Hora de vestir é a pior parte. Não quer colocar a roupa. Só quer ficar de cueca!!
No verão nem sofro, deixo de cueca mesmo. Mas agora no inverno o bicho está pegando.
Depois dele aceitar colocar a roupa mais uma guerra. Já tentando evitar o stress eu dou duas opções de troca (camiseta, calça, blusa, meias e tênis), mas com uma terceira na manga que geralmente é a que eu quero que ele coloque, pois é quase que certeza que ele não vai querer nenhuma das duas opções.

Certa vez li que isso faz parte da educação positiva. Nunca me aprofundei no assunto, faço mais por acreditar que a criança tem direito de escolha.

Quando ele não quer colocar nenhuma, aí eu digo que vou escolher. Sempre escolho a que eu não quero colocar, pois ele sempre vai discordar de mim e colocar o que no final das contas é a minha escolha.

Só temos uma exceção por aqui. Comprei tecido e minha tia fez macacão como pijama, pois o bonito não se cobre a noite. Não há meio dele colocar. Já tentamos de tudo.

A questão do contra é pra tudo. Se falamos que ele tem que comer, fazer, escovar os dentes ou qualquer outra coisa no mundo ele diz não. Só pra contrair. Passando 5 minutos ele pede e acaba fazendo/comendo/dormindo etc...

Quando o negocio fica difícil demais, não quer mesmo tomar a homeopatia, escovar os dentes, ir ao banheiro (até isso!) aí fazemos o que qualquer adulto bem resolvido faz: negociamos.

E assim vamos vivemos.

4 comentários:

  1. Acho que a negociação algumas vezes facilita bastante a vida dos pais!!!! Bjos!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lyanna.

      Que bom te ver aqui :)))
      Se não for maleável a vida vira aquele comercial do chocolate batom, longos e sonoros Não o dia todo. Ninguém aguenta né?!

      Bjs e volte sempre ;)

      Excluir
  2. É bem isso mesmo! E muito fácil de entender pelos eu texto!!

    Saluti, Rodrigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim amore mio! Dia a dia tem também suas dificuldades hehe

      Excluir

Eu amo seu comentário, e amo responder seu comentário também!!
Por isso optei em moderar, apenas para não deixar nenhum sem resposta.