16 de jan. de 2015

Polenta Cremosa com Linguiça

Deus é testemunha de que não sou muito boa no quesito fogão. Aqui em casa eu faço, mas não é aquela intimidade, exceto doces e principalmente bolos.

Mas ando me aventurando bastante na cozinha, mudando rotinas e ingredientes. Com a dificuldade de bambino comer (voltarei ao tema, preciso escrever sobre isso!), eu tenho me arriscado mais.

Mas olha, eu me esforço. E mesmo assim os salgados dificilmente ficam bons. Rodrigo que é muito bom de fogão (sério, cogitamos dele se inscrever no MasterChef), fica me "massacrando" nos detalhes. Sempre vem ver se o sal está bom, se o ponto da carne é esse mesmo e tal. Mas OK, sou aprendiz mesmo.

Tem outro detalhe, não gosto de me demorar. Então resolvi compartilhar uma receitinha do Rodrigo muito fácil, essa até eu acerto (e olha, eu não sei fazer sopa!!) e rápida para aqueles dias de caos e cansaço.

Polenta Cremosa com Linguiça

1 litro de água + 2 xícaras.
1 xícara e 1\4 de fubá (sempre procuramos os produtos que não são transgênicos, nem sempre tem, mas tentamos).
Sal e pimenta a gosto
Alho e cebola a gosto
500grs de linguiça (priorizamos as caseiras ou feitas em açougue. Livres de nitrito e nitrato)
1 pacotinho de molho de tomate

Na panela de pressão você frita o alho e a cebola e quando estiver frito coloque 1 litro de água para aquecer.
Separado, dilua o fubá nas 2 xícaras de água e depois coloque na panela de pressão junto com a outra. Nesse momento acerte o sal e a pimenta. Misture tudo muito bem.
Coloque na pressão por 5 minutos (mas 5 minutos de pressão mesmo, o tempo de "pegar" a pressão não conta).

Enquanto isso, hora de preparar a linguiça (ou antes se preferir). Eu tiro a pele (super fácil quando ela não está congelada) para ficar bem distribuída no molho, não em pedaços grandes.
Frito bem e depois coloco o molho de tomate com um pouco de água e deixo apurar um pouco. Verificar o sal, eu particularmente não coloco, pois a linguiça é bem salgada.

É isso! Tirar da pressão e colocar no prato com o molhinho por cima. Se quiser dar um upgrade de saúde, acrescenta um pouco de azeite por cima já no prato.

Rápido, barato e como diz bambino "dilicia"

Buon Appetito!



4 comentários:

  1. Vou testar a receita qualquer dias desses... ela parece muito saborosa! Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz sim Lyanna e depois me conta :-)))
      Eu gosto bastante hahHH bjs

      Excluir
  2. Hum..... Posso te falar uma coisa? Amooooooooo polenta! Amo mesmo, frita, recheada, coberta, pura, enfim... Certeza que vou fazer essa... E te conto depois!

    http://antesdopositivo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nathy

      Me conta como ficou! Dá pra separar um pouco em uma tigela e no outro dia fritar. Fica de perder a boa forma. Bjs

      Excluir

Eu amo seu comentário, e amo responder seu comentário também!!
Por isso optei em moderar, apenas para não deixar nenhum sem resposta.