3 de jan. de 2015

Sobre Disponibilidade

Estou refletindo muito sobre disponibilidade. E não só no q
uesito filhos, mas com a vida.

Usamos (ou não) dela algumas vezes durante a vida e creio que é algo extremamente pessoal. As vezes o que é disponibilidade para uns, não é para outros.


Afinal o que é disponibilidade? Além de estar disponível, o dicionario traduz como ao que está desimpedido.

Não se faz mãe e pai aquele que padece da falta de disponibilidade. Porque a maternidade/paternidade ativa se exerce sendo desimpedido. Aprendi isso maternando.

Por mais que me considerasse uma pessoa disponível com a vida, eu só fui entender isso na exaustão do maternar.

Na minha visão, no meu entender, quando não se está disponível deixa de ser mãe e pai e passa ao papel de genitor.

É na exaustão do entregar, fusionar e do permitir que a criança pega o seu cheiro (como diz minha mãe), sua maneira. E o amor floresce.

Isso é extremamente cansativo, pois mais do que físico a entrega precisa ser emocional. É como a amamentação, você é sugada e muitas vezes ao ponto de se perguntar "onde estou?" "cadê o indivíduo que estava aqui, com seu nome, RG e toda singularidade?"

Muitas dos meus dias me levam à exaustão. Alguns pelo ritmo de vida louco. No entanto quando estou em casa com Gianlucca muitas vezes fico mais exausta ainda. Isso porque ele me quer, me demanda, me cheira, me precisa!  E não se trata de limpar e organizar a bagunça dele, ele precisa da minha presença, do meu cheiro, me chamando 50 mil vezes só pra me mostrar algo, ou pra sentar ao lado dele. Já perdi a conta das vezes que ele me disse que eu não precisava lavar a louça, roupa, chão e o que quer que seja. Precisa mesmo estar ao lado dele.

Das muitas coisas que bambino me ensinou nesses 3 anos e 10 meses a disponibilidade é uma das mais preciosas lições, mesmo que muito dias essa minha conta não feche!

Obrigada filho!



2 comentários:

  1. Uauuuu! Me fez refletir e muiiiito. De repente, Disponibilidade para mim tornou-se algo tão reflexivo e importante. Obrigada!

    http://antesdopositivo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Nathy

    Das coisas que mais gosto dos blogs é poder compartilhar momentos e ajuda. Muitas e muitas vezes os blogs me ajudaram e abriram meus olhos. Que bom que pude ajudar. Bjs!

    ResponderExcluir

Eu amo seu comentário, e amo responder seu comentário também!!
Por isso optei em moderar, apenas para não deixar nenhum sem resposta.